A declaração do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), gerou ampla discussão após ele afirmar que seria necessário “enterrar numa vala os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro”. A frase, que rapidamente foi mal interpretada, foi prontamente explicada pela equipe do governador, que afirmou que ele utilizou uma metáfora para destacar a importância de deixar para trás os discursos de ódio e de polarização.
De acordo com membros próximos de Jerônimo, a fala não tinha a intenção de agredir ou atacar qualquer grupo, mas sim refletir sobre a necessidade de superarmos a divisão política e os comportamentos que alimentam o confronto. “O governador se referia ao fim das atitudes que geram separação e ressentimento, buscando promover um futuro mais unido e de respeito mútuo”, explicou um assessor.
Com um histórico voltado para a promoção da educação e a melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis, Jerônimo tem se dedicado a criar políticas públicas inclusivas, que busquem reduzir as desigualdades sociais no estado. Seu governo tem como foco a valorização dos direitos de todos, com atenção especial aos mais necessitados.
“Jerônimo sempre procurou estar próximo das pessoas e trabalhar em políticas que atendem aos mais desfavorecidos. Seu foco é em unir a sociedade, buscando soluções que atendam a todos com respeito e dignidade”, afirmou um integrante da sua equipe de comunicação.
Apesar das críticas que surgiram de alguns setores, a fala do governador também foi apoiada por muitas lideranças e grupos sociais, que entenderam a declaração como um convite para o Brasil superar suas divisões e buscar um entendimento maior entre os diferentes setores da sociedade. “A fala de Jerônimo foi um apelo para a união, para deixarmos o ódio para trás e construirmos um país mais inclusivo, onde todos possam viver em harmonia”, comentou um militante que participou do evento.
Embora o governador tenha mantido silêncio sobre a polêmica, sua equipe informou que ele continua focado em sua agenda de trabalho, com ações voltadas para o bem-estar social e a inclusão de todas as camadas da população baiana.
A mensagem que Jerônimo transmite é clara para seus apoiadores: é necessário superar as divisões e seguir em direção a um futuro mais justo, baseado na paz e no respeito.
